terça-feira, 22 de janeiro de 2013

NOVAS ROTAS E NOVOS MERCADOS: LINHAS AÉREAS ENTRE ILHAS DOS AÇORES, ILHAS CANÁRIAS, ILHA DA MADEIRA E AS CIDADES DO BRASIL


NOVAS ROTAS  E NOVOS MERCADOS:   LINHAS AÉREAS ENTRE  ILHAS DOS AÇORES,  ILHAS  CANÁRIAS,  ILHA DA MADEIRA  E AS CIDADES DO BRASIL

A falta  de linhas aéreas diretas entre  as Ilhas dos Açores (TAP) ,  Ilhas  Canárias (IBÉRIA),  Ilha da madeira (TAP)  e as cidades do norte e nordeste do  Brasil é um enorme desperdício  para o turismo de todos estes locais.

Brasileiros  e europeus certamente incluiriam   estas  ilhas em seus roteiros na ida ou na volta em suas viagens entre o Brasil e a Europa. Um potencial comercial   e fluxos turísticos nada desprezíveis  podem ser  consolidados com a implantação  destas linhas pelo menos  duas vezes por semana.

Tanto as empresas citadas acima como empresas aéreas brasileiras  podem  fazer escala nestas ilhas  em aproveitamento em seus atuais voos ou na  simples criação de novas linhas aéreas entre estas ilhas  e as  cidades turísticas brasileiras  do norte ou do nordeste.

O Brasil pode e deve entrar em acordo com  Portugal, Espanha   para que estes voos sejam  implantados  sem complicações.  Todos poderão  sair  ganhando. Chegou a hora.
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo

 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A IMPOSIÇÃO TECNOLÓGICA E O TURISMO


A IMPOSIÇÃO  TECNOLÓGICA  E  O TURISMO

As comunicações imediatas, as reservas onipresentes, as  geoinformações turísticas online e ontime que as novas tecnologias nos impõe por bem ou por mal,  derrubaram os  sistemas antigos  e velhas empresas, criaram  o low cost, o last minute, economizam tempo, desempregam  e agilizam o processo de organização e de realização  de viagens e eventos e transformaram o mundo num ovo.
O transporte, a hospedagem, a alimentação,  o objeto da motivação são elementos  operacionais e de custo do turismo  diretamente afetados pelas novas tecnologias.
Mergulhar  no espaço; viajar no tempo e na história de outra  cultura   é uma das maiores motivações  turísticas. Mergulhar no espaço sendo guiado por informações exatas e dinâmicas são as possibilidades que dominarão o turismo em todo o mundo.

As informações, as estórias, histórias e conteúdos precisos servirão de apoio  permanente ao turista.
Os sonhos, as expectativas, os livros, os filmes, as novelas, os  papos de parentes e amigos sobre um local, cidade, região antecedem  a decisão de viagem da maioria dos viajantes. A tecnologia é impositiva e vem de encontro com espaços nunca antes atendidos em quantidade e qualidade.

O futuro  chegou  e rapidamente estará em todo o mundo, mesmo nos países subdesenvolvidos.
 
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A ESTRUTURA E LOGÍSTICA NECESSÁRIA PARA O TURISMO BRASILEIRO


A ESTRUTURA  E   LOGÍSTICA  NECESSÁRIA PARA O TURISMO BRASILEIRO

Como atender  e criar facilidade e rapidez  de  deslocamento  entre as mais diversas cidades  do território nacional incluindo  todas  as atendidas ou não pelo transporte aéreo, todas as praias, todos os parques , todos os rios, litoral ou interior???

Este é o ideal  desejado por todos os turistas e meta que deve ser perseguida por todos os envolvidos com o turismo e com o desenvolvimento nacional.

TRANSPORTES AÉREOS, MARÍTMOS, FLUVIAIS, RODOVIÁRIOS,   CENTRAIS DE DISTRIBUIÇÃO  E  CONEXÕES MODAIS E INTERMODAIS  NOS AEROPORTOS, PORTOS, RODOVIÁRIAS  E  TERMINAIS TURÍSTICOS.

Planejar dentro da dinâmica do ponto de vista das necessidades dos turistas e viajantes.
 
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo