terça-feira, 25 de setembro de 2012

A INTEGRAÇÃO AÉREA E TURÍSTICA DA AMERICA DO SUL


A INTEGRAÇÃO  AÉREA  E  TURÍSTICA DA  AMERICA  DO SUL

O centralismo  utilizado  como instrumento de  controle  e segurança nacional  utilizado  na maioria dos países repete-se nas malhas aéreas nacionais.  Estes centralismos nacionalistas egocêntricos  promovem  a integração restritiva do transporte  aéreo  entre os países sul americanos, marginalizando as cidades que não são ponto de conexão/distribuição (hubs).

Foz do Iguaçu  poderia ser o ponto  de integração mais importante da América do Sul pois a simples existência de voos diretos permitiria  roteiros  e fluxos turísticos diversos como segue abaixo. ESTE É O EXEMPLO  MAIS GRITANTE:

Rio/ Brasilia/ Foz do Iguaçu / Lima

Natal / Salvador / Rio / Foz do Iguaçu / Buenos Aires

Recife / Brasilia / Foz do Iguaçu / La Paz/ Cuzco / Lima

Recife / Rio / Foz do Iguaçu /Buenos Aires 

Salvador / Rio / Foz  do  Iguaçu / Santiago Chile / Lima

Faltam voos diretos:

Foz do Iguaçu / Asuncion 

Foz do Iguaçu – Brasil  /Buenos Aires

Foz do Iguaçu / Mendoza Argentina

Foz do Iguaçu / La Paz

Foz do Iguaçu / Santiago Chile

Foz do Iguaçu / Panamá

Foz do Iguaçu / Salvador

Foz do Iguaçu/ Natal

Do mesmo modo ligações de outras cidades brasileiras com  cidades e capitais dos países da América do  Sul. Descentralização dos hubs é  na prática a conexão e integração  turística  do continente. 

A falta destes  voos  diretos entre cidades turísticas da América do Sul  impede  a criação e o incentivo de novos fluxos e rotas turísticas. Todos países  saem perdendo.


Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo

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