quarta-feira, 22 de maio de 2013

HISTÓRIA BRASILEIRA E O TURISMO


HISTÓRIA BRASILEIRA E O TURISMO


A História do Brasil, os cenários desta história, os ciclos econômicos, o  paisagismo, a arquitetura , a gastronomia  e o  glamour  da colônia e Vice-reinados  assim como  dos dois Impérios do Brasil e da República  estão ou são ignoradas como se não existissem como atrativo turístico brasileiro.
As cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Parati, Petrópolis, o vale do Rio Paraiba do Sul e suas fazendas; Minas Gerais com Ouro Preto e todas cidades históricas , São Paulo, São Vicente e todas as cidades  testemunhas  do passado   do sul ao norte do Brasil podem oferecer  a restauração de cenários da história brasileira de forma decisiva desde que restauradas e devidamente valorizadas e com logística turística organizada.
A história do Brasil não foi explorada  por Hollywood ou pelos cinemas europeus deixando  um enorme  vazio no imaginário e na motivação  da população do resto do mundo como aconteceu com os piratas do Caribe. As novelas brasileiras até podem substituir em parte a ação que o cinema fez na formação do imaginário mundial em relação a Europa e aos Estados Unidos. Coproduções cinematográficas  internacionais sobre enredos que contem a história  e a literatura brasileira.    
Precisamos convocar historiadores, arquitetos e turismólogos para  resgatar este rico potencial em favor do  fortalecimento das atrações turísticas brasileiras.

É preciso criar a linha do tempo da história brasileira em cada local de modo coerente e motivador.

Ernesto Brand Neto -  Agente de Turismo e Turismólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário