quinta-feira, 23 de maio de 2019

TURISMO BRASILEIRO: O QUE É E O QUE PODE SER ?

TURISMO BRASILEIRO: O QUE É E O QUE PODE SER ?



Nada acontece no município, estado e no Brasil sem a vontade e determinação dos homens e mulheres. E´claro e evidente. É preciso ter vontade popular e determinação politica e governamental.

Qual é o turismo que a população residente deseja?

Que turismo acontece e qual o turismo que pode ser promovido?

O turismo desejável para o município é aquele que traz fluxo de turistas e fluxo financeiro
permanente injetado na economia local promovendo naturalmente o enriquecimento, a expansão de novas empresas e a criação de novos empregos dentro do processo de capilaridade.

O turismo indesejável para o município é aquele que polui o ambiente parcial ou totalmente; pressiona os preços e ocasiona a inflação; aquele que aumenta o fluxo de veículos, aumento o consumo de água, energia elétrica, alimentos e serviços forçando racionamentos, congestionamentos, a falta de gêneros ocasionando conflitos entre a população e turistas.

As forças do atraso, da ignorância, e do falso desenvolvimento agridem desnecessariamente o paisagismo através da destruição natureza nativa, da destruição dos sítios históricos através do abandono e desrespeito as populações nativas e tradicionais.

Administrar o turismo é criar condições para que o fenômeno turístico aconteça de forma saudável.

Não se pode ter uma visão temporária do turismo, mas a visão permanente de todos os envolvidos. Isto significa preservar e manter a qualidade da natureza nativa, dos rios, praias, parques e serras e montanhas, a flora e fauna nativa. Significa também preservar o patrimônio arquitetônico histórico. O paisagismo natural e arquitetônico formam o patrimônio nacional e patrimônio da humanidade além dos bens imateriais e culturais que personalizam o local.

Avaliar a promoção do turismo espontâneo, turismo de massa ou turismo de elite ou de luxo aplica-se as limitações e fragilidades do local e das necessárias intervenções para poder receber fluxos de turistas desejáveis.

Transformar o local em uma atração inovadora e desejável para o turista deve levar em conta as suas limitações naturais e dos interesses naturais, históricos e culturais de preservação.


 
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Consultor











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