sábado, 25 de agosto de 2012

O IMAGINÁRIO DO TURISTA


O IMAGINÁRIO  DO  TURISTA

 Quando escrevemos algo extremamente complexo e multidisciplinar como o imaginário, corremos o risco de cair no achismo. O imaginário  e  a idealização formam a expectativa ou  o preconceito. Como diz  a milenar sabedoria chinesa: A expectativa é o caminho mais próximo da frustração.

Durante nossas vidas somos depositários  de  informações, valores familiares, sociais, experiências ,  educação  formal  que nos leva a pensar e  ter valores. Quando tratamos de assuntos, lugares e situações ainda não conhecidos, tentamos formar a imagem de algo incompleto que depende de confirmação, de vivência, de  mais informações,de avaliação e de julgamento.

 Quando recebemos  fotos, filmes e  depoimentos sobre algo, sobre pessoas, sobre um lugar e situações, recebemos  referências, informações que comparamos com fatos, objetos, pessoas e lugares mais parecidos  que já conhecemos ou  vivenciamos em nossas vidas, filtradas pelo nosso senso pessoal de valor do bem e do mal, do bom e do ruim, do belo e do feio, do certo e do errado, do seguro e do inseguro, do amistoso  ou ameaçador, filtrada pela desconfiança e  também pelo pré-conceito. A  procura de uma conclusão, de algo mais concreto é um processo  que mistura  nossa  motivação, nosso instinto de sobrevivência ,nossas necessidades e  as motivações pessoais.

Temos medo do desconhecido e ainda mais medo quando recebemos informações trágicas e negativas a ele relacionadas.

O assunto “imaginário” é tão complexo  que tornou-se matéria de estudo na psicologia, sociologia,  antropologia e filosofia.

Podemos imaginar coisas boas ou coisas terríveis frutos do nosso subconsciente, dos nossos desejos e medos íntimos. O imaginário sobre  os destinos turísticos é o achismo pessoal sem nenhuma  avaliação exata, mas apenas  a soma de imagens e valores  pessoais.
As pesquisas de opinião  são necessarias para que a comunicação posterior corrija eventuais distorções negativas do imaginario coletivo dos turistas sobre as nossas cidades e o nosso Brasil.
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo

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