domingo, 26 de agosto de 2012

TURISMO DE LONGA DURAÇÃO


TURISMO DE  LONGA DURAÇÃO

A motivação para o turismo com permanência de até  três meses ou mais é  o  baixo custo/dia  associado a vontade do turista conviver com pessoas de outras cidades, regiões ou paises. A observação de 03 meses é  colocada diante do tempo permitido para permanência no Brasil da maioria dos turistas estrangeiros sem a necessidade de vistos especiais.  

O custo do turismo  é composto basicamente por transporte, hospedagem, alimentação e diversão. Ainda, o seguro saúde  e despesas imprevistas . Para se conhecer o custo/dia de uma viagem é preciso somar todos os custos e dividir pelo numero de dias que o turista vai ficar no destino.

Exemplificando para entender que quanto maior for a permanência menor será o custo/dia pegamos o preço hipotético de uma passagem Europa/Brasil/Europa no valor de 1000 USD.Então se o passageiro ficar um dia no destino, o preço/dia da passagem será de 1000USD e se ficar 90 dias este custo cai para USD11,10. Devemos considerar  que as refeições são mais econômicas  no Brasil que em qualquer país europeu e  o custo de hospedagem pode ser reduzido com  a criação de colônias de férias para este tipo de hospedes.

Os aposentados  e pensionistas europeus  hoje recebem em média  1500 euros que  dá para viver com muitas restrições  em seus países.  Muitos  vão para Turquia, Espanha e Portugal onde o custo de vida é menor.

Este é um grande mercado totalmente inexplorado. O mercado alemão, italiano teriam  a facilidade  de ser atendido  com os catarinenses  que falam alemão e italiano. É preciso ver se haveria  mercado na Argentina.

O produto a ser oferecido seriam  pequenas colônias exclusivas para estes nacionais implantados  em grandes casas  nas cidades balneárias com apoio de pessoas que falam o idioma. Além de receber, hospedar, disponibilizar as refeições, oferecer passeios turísticos pela região do entorno.

Haveria a necessidade de mobilizar proprietários de casas, pousadas e até hotéis na criação destas colonias ;  ensinar os funcionários de atendimento; criar uma rede de vendas de pacotes  nos países de origem.

Esta formula poderia atender  principalmente em  baixa estação  hoteleira nos meses de março/abril/maio/junho e depois agosto/setembro/outubro/novembro.  

Muitos estados no Brasil poderiam explorar estas colônias de férias. Santa Catarina é um dos estados que melhores condições tem para iniciar este processo. Poderemos ter milhões  de turistas de longa duração. Importante considerar que cada turista de longa duração vale por vários de curta, deixando  nos locais uma receita não desprezível e criando empregos de qualidade.

Assim, podemos dizer que o turismo de longa duração no Brasil pode ser destino concorrente com a maioria dos países turísticos do mundo. Implantada diversas colônias em todo o Brasil, o turista poderia  ficar 3 meses em cada uma.

A participação do governo torna-se fundamental , pois é algo novo que precisa ser vendido no exterior com  credibilidade e força.
 
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário