HIERARQUIA DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS
As atrações
turísticas capazes de influenciar e determinar o destino ou roteiro
pessoal do turista, da família ou do grupo de viajantes podem ser
classificas na prática pela quantidade de turistas que efetivamente
concluem a visita a estas.
O atrativo pode ser
natural ou produzido pela humanidade e tem força individual mas o
local, município ou região tem o poder de atração que é na soma
do conjunto de todas forças de atração dos muitos e diversos
atrativos pequenos, médios ou grandes que ao final determinam o
nível de hierarquia e de comparação concorrencial.
A qualidade, a
quantidade, a dimensão, a raridade, a beleza, a história criam a
diversidade de atrativos.
Além dos atrativos
naturais ou produzidos pelo homem, os serviços, acessibilidade, as
facilidades criadas, as inovações e a segurança e custo e
benefício concluem e tornam-se parte da força atrativa e
concorrencial.
A transformação de
um pântano em um complexo turístico com grande poder atrativo é o
caso de Orlando e DisneyWorld vem demonstrar que a criatividade
humana é capaz de transformar espaços destituídos de atrativos
naturais em centros atrativos representativos.
Ernesto Brand Neto -
Consultor e Turismólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário