FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO BRASILEIRO INDEPENDENTE
Quem faz o turismo é
o turista no espaço atrativo.
O espaço turístico
continental brasileiro é formado pela riqueza e beleza natural,
pela cultura, história, atrativos criados e serviços de atendimento
e culinária. A maioria
de atrativos com acessos difíceis e inseguros e dependentes de
apoio e serviços de terceiros e principalmente dependente de
transporte rodoviário capilar.
Agravantes contra o
desenvolvimento turístico que devem ser combatidos, reduzidos e
eliminados que ameaçam fortemente a saúde, a integridade física,
a segurança patrimonial e o bem-estar do viajante.Assaltos e violência
contra as pessoas e turistas, febre amarela, malária, zika,
chikungunya, poluição do mar das praias, dos rios, dos lagos e das
cidades e falta de higiene eliminam qualquer tentativa de promoção
publicitária do Brasil no exterior.
Quando o espaço
turístico e o atendimento é bom para o brasileiro é base boa para
atender o turista internacional.
Plano de
enfrentamento as dificuldades que dificultam, atrasam e impedem o
desenvolvimento turístico independente do transporte por carros
próprios e ou locados. Quem chega por via aérea ou mesmo de ônibus
em qualquer cidade está a pé e portanto dependente de taxis,
aplicativos, locação de carros e serviços de ônibus e vans
turísticas.
Ao contrário da
Europa onde a rede de metros, trens leva o turistas praticamente a
todos atrativos turísticos e ainda são apoiados por uma malha de
ciclovias, o Brasil sofre e é carente desta facilidade e dependente
do apoio de serviços de operadoras turísticas que não atendem tudo
e não cobrem o espaço turístico nacional com preços acessíveis.
Planos diretores
municipais para o turismo, integração microrregional, estadual,
regional, nacional, internacional.
Preservação da
natureza, da paisagem, dos bens históricos e culturais;
Atendimento a
demanda local e a demanda turística crescente. Enfrentamento as
necessidades de abastecimento de água, de energia e alimentos assim
como de serviços especializados e serviços públicos de
segurança, higiene, informação, garantias, saúde e apoio
hospitalar;
Mobilidade e
acessibilidades facilitadas com terminais, hubs e conexões
intermodais, transporte dedicado e capilaridade necessária e
frequente;
Qualidade como meta
prioritária, desenvolvimento e participação da população,
educação, treinamento e inovação permanente;
Ação conjunta dos
municípios em direção ao desenvolvimento nacional;
Desenvolvimento do
turismo interno como base de atendimento ao turismo internacional;
Mercado alvo
interno atendidos com serviços e motivações de qualidade e preço
justo;
Mercado alvo
internacional facilitado com acesso as informações, serviços,
apoio, venda e financiamento através da internet, dos consulados e
agências do Banco do Brasil no exterior;
Apoio de divulgação
dos brasileiros residentes no exterior.
Ernesto Brand neto - Turismólogo e Consultor
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