domingo, 30 de junho de 2019

FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO BRASILEIRO INDEPENDENTE

FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO BRASILEIRO INDEPENDENTE

Quem faz o turismo é o turista no espaço atrativo.

O espaço turístico continental brasileiro é formado pela riqueza e beleza natural, pela cultura, história, atrativos criados e serviços de atendimento e culinária. A maioria de atrativos com acessos difíceis e inseguros e dependentes de apoio e serviços de terceiros e principalmente dependente de transporte rodoviário capilar.

Agravantes contra o desenvolvimento turístico que devem ser combatidos, reduzidos e eliminados que ameaçam fortemente a saúde, a integridade física, a segurança patrimonial e o bem-estar do viajante.Assaltos e violência contra as pessoas e turistas, febre amarela, malária, zika, chikungunya, poluição do mar das praias, dos rios, dos lagos e das cidades e falta de higiene eliminam qualquer tentativa de promoção publicitária do Brasil no exterior.

Quando o espaço turístico e o atendimento é bom para o brasileiro é base boa para atender o turista internacional.

Plano de enfrentamento as dificuldades que dificultam, atrasam e impedem o desenvolvimento turístico independente do transporte por carros próprios e ou locados. Quem chega por via aérea ou mesmo de ônibus em qualquer cidade está a pé e portanto dependente de taxis, aplicativos, locação de carros e serviços de ônibus e vans turísticas.

Ao contrário da Europa onde a rede de metros, trens leva o turistas praticamente a todos atrativos turísticos e ainda são apoiados por uma malha de ciclovias, o Brasil sofre e é carente desta facilidade e dependente do apoio de serviços de operadoras turísticas que não atendem tudo e não cobrem o espaço turístico nacional com preços acessíveis.

Planos diretores municipais para o turismo, integração microrregional, estadual, regional, nacional, internacional.

Preservação da natureza, da paisagem, dos bens históricos e culturais;

Atendimento a demanda local e a demanda turística crescente. Enfrentamento as necessidades de abastecimento de água, de energia e alimentos assim como de serviços especializados e serviços públicos de segurança, higiene, informação, garantias, saúde e apoio hospitalar;

Mobilidade e acessibilidades facilitadas com terminais, hubs e conexões intermodais, transporte dedicado e capilaridade necessária e frequente;

Qualidade como meta prioritária, desenvolvimento e participação da população, educação, treinamento e inovação permanente;

Ação conjunta dos municípios em direção ao desenvolvimento nacional;

Desenvolvimento do turismo interno como base de atendimento ao turismo internacional;

Mercado alvo interno atendidos com serviços e motivações de qualidade e preço justo;

Mercado alvo internacional facilitado com acesso as informações, serviços, apoio, venda e financiamento através da internet, dos consulados e agências do Banco do Brasil no exterior;

Apoio de divulgação dos brasileiros residentes no exterior.
 
Ernesto Brand neto - Turismólogo e Consultor 


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