segunda-feira, 27 de agosto de 2012

POLOS GASTRONÔMICOS E CULTURAIS

POLOS GASTRONÔMICOS E CULTURAIS

A reunião de restaurantes, casas de shows e eventos em uma ou mais regiões da cidade formam polos.Muitas vezes estes polos acontecem de forma espontânea.

A oficialização dos Polos gastronômicos em cidades turisticas deve atender  a questão logística, a facilidade de transporte coletivo  e individual, o bem estar da vizinhança a minimização de conflitos  moradores/turistas e minimização da poluição sonora e visual. A criação destes polos dá visibilidade e com ela cria-se uma marca do local reforçando o marketing.
A alimentação ou restauração  é o terceiro componente de custo e de qualidade do turismo. O turista   ressente  a questão de custo/qualidade das lanchonetes e restaurantes  dramatizado  mais em umas cidades que outras.

A criação de polos  gastronômicos e ou culturais planejados dentro do zoneamento de uso do solo urbano fortalece  a atração turística do município dentro do seu plano diretor, sem contudo proibir os restaurantes e salas culturais em outros pontos da cidade.
Estes polos  delimitados podem receber incentivos do governo municipal  na sua urbanização, paisagismo, divulgação e promoção. A implantação destes polos deve fazer parte do plano diretor e plano de desenvolvimento turístico da cidade.
Polos Gastronômicos Temáticos  como o China Town, italiano, mineiro, etc podem reforçar a atração turística associada a eventos e festivais gastronômicos  e ou culturais periódicos.
A criatividade brasileira no sistemas de serviços e cobranças: rodízio, self service, por peso, etc também é uma variante e uma atração.
A criação de polos turísticos e gastronômicos  deve garantir ao turista  consumidor a  qualidade, a higiene e o preço justo e a comida limpa e honesta. A credibilidade é o grande capital de cada um e de todos os restaurantes que se reforçam no tempo e na prática diária.

Criação de escolas e  cursos de serviços auxiliares de cozinha , restaurante e de gastronomia mundial deve ser parte da política de  qualidade e de inclusão social.
O planejamento,  delimitação espacial  dos polos na cidade, paisagismo, fiscalização, educação e selo de qualidade é um processo permanente de criação, manutenção, desenvolvimento e recriação.
 
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário