A reunião de restaurantes, casas de shows e eventos em
uma ou mais regiões da cidade formam polos.Muitas vezes estes polos acontecem de forma espontânea.
A oficialização dos Polos gastronômicos em cidades turisticas deve atender a questão logística, a facilidade de transporte coletivo e individual, o bem estar da vizinhança a minimização de conflitos moradores/turistas e minimização da poluição sonora e visual. A criação destes polos dá visibilidade e com ela cria-se uma marca do local reforçando o marketing.
A alimentação ou restauração
é o terceiro componente de custo e de qualidade do turismo. O
turista ressente a questão de custo/qualidade das lanchonetes
e restaurantes dramatizado mais em umas cidades que outras.A oficialização dos Polos gastronômicos em cidades turisticas deve atender a questão logística, a facilidade de transporte coletivo e individual, o bem estar da vizinhança a minimização de conflitos moradores/turistas e minimização da poluição sonora e visual. A criação destes polos dá visibilidade e com ela cria-se uma marca do local reforçando o marketing.
A criação de polos gastronômicos
e ou culturais planejados dentro do zoneamento de uso do solo urbano
fortalece a atração turística do
município dentro do seu plano diretor, sem contudo proibir os restaurantes e
salas culturais em outros pontos da cidade.
Estes polos delimitados podem receber incentivos do governo municipal na sua urbanização, paisagismo, divulgação e promoção. A implantação destes polos deve fazer parte do plano diretor e plano de desenvolvimento turístico da cidade.
Polos Gastronômicos Temáticos como o China Town, italiano, mineiro, etc
podem reforçar a atração turística associada a eventos e festivais gastronômicos e ou culturais periódicos.Estes polos delimitados podem receber incentivos do governo municipal na sua urbanização, paisagismo, divulgação e promoção. A implantação destes polos deve fazer parte do plano diretor e plano de desenvolvimento turístico da cidade.
A criatividade brasileira no sistemas de serviços e cobranças: rodízio, self service, por peso, etc também é uma variante e uma atração.
A criação de polos turísticos e gastronômicos deve garantir ao turista consumidor a qualidade, a higiene e o preço justo e a comida limpa e honesta. A credibilidade é o grande capital de cada um e de todos os restaurantes que se reforçam no tempo e na prática diária.
Criação de escolas e cursos de serviços auxiliares de cozinha ,
restaurante e de gastronomia mundial deve ser parte da política de qualidade e de inclusão social.
O planejamento, delimitação espacial dos polos na cidade, paisagismo, fiscalização, educação e selo de qualidade é um processo permanente de criação, manutenção,
desenvolvimento e recriação.
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo
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