segunda-feira, 26 de outubro de 2015

INOVAR PARA VENDER O TURISMO BRASILEIRO

INOVAR PARA VENDER O TURISMO BRASILEIRO

Lutamos por muitos anos pela abertura dos escritórios  da Embratur junto  as representações diplomáticas do Brasil como instrumento e ponto avançado  de divulgação, publicidade e promoção do turismo brasileiro. Estávamos enganados??  Como quase tudo neste país, esta abertura  foi desvirtuada  com o custo altíssimo ao empregar pessoas  sem concurso público e sem formação em turismo. A experiência deste jeito não deu certo.
Esquecemos que parte dos brasileiros  residentes no exterior  de forma legalizada podem ser promotores do turismo  brasileiro utilizando  parte de seu tempo livre junto as empresas, clubes, associações , universidades, etc.
De acordo com o Ministério da Relações Exteriores, os 10 países onde mais moram brasileiros são pela ordem
Estados Unidos (1.200.000); Paraguai (500mil); Japão (300mil);Reino Unido (150mil); Portugal (147mil);Itália (132mil); Espanha (110mil); Alemanha (46mil); Argentina (38mil); França (30mil). Os dados são de 2008.
Brasileiros selecionados, coordenados e treinados por profissionais especializados em turismo e propaganda poderiam  em contratos temporários atuar em pequenas exposições, pequenos eventos, distribuição de pôsteres, apresentação de filmes, palestras.
Esta ação em caráter permanente e renovador pode dar mais resultados que equipes caríssimas colocadas nos escritórios da Embratur no exterior ou na participação de feiras de turismo caríssimas ou ainda em propagandas milionárias em redes de televisão sem retorno garantido. A propaganda, a promoção e a venda devem ser permanentes  se objetivamos  aumentar o fluxo de turistas para o Brasil.
APOIO A VENDA  DO TURISMO BRASILEIRO NO EXTERIOR
O setor bancário  e de cartão de crédito brasileiro tem sido criativo em soluções. Provavelmente o Brasil seja o único país que consegue vender passagens  aéreas e serviços turísticos  sem juros através de cartões de créditos. Todos diriam que os juros estão embutidos no preço, mas não acontece assim, pois a maioria das pessoas compram  suas passagens com antecedência de vários meses  procurando melhores tarifas e acabam pagando a maior parte  do preço antes da viagem.
A venda antecipada  permite as companhias aéreas  e companhias marítimas  de cruzeiros a antevisão  e melhor planejamento  e politica de preços. Este procedimento também é aplicado a venda de diárias de hotéis e pacotes turísticos de grandes operadoras.
Assim, toda atividade turística é vendida no mercado interno sem juros, facilitando e beneficiando o mercado interno e o emissor  exportativo  internacional, ou seja , beneficiando  os outros países  mas não fazem  o  mesmo no exterior para facilitar a venda aos estrangeiros e o efetivo aumento de turistas estrangeiros ao Brasil.
Aí ficam algumas perguntas: O que impede a venda de passagens aéreas e  serviços turísticos brasileiros parcelados e sem juros nos outros países ???   

A rede mundial de agências do Banco do Brasil, se não houver impedimento legal nos países onde queremos vender,  não podem ajudar o turismo brasileiro??? 

Ernesto Brand Neto  - Turismólogo e Agente de Turismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário