Lutamos por muitos anos pela abertura dos escritórios da Embratur junto as representações diplomáticas do Brasil como
instrumento e ponto avançado de
divulgação, publicidade e promoção do turismo brasileiro. Estávamos
enganados?? Como quase tudo neste país,
esta abertura foi desvirtuada com o custo altíssimo ao empregar pessoas sem concurso público e sem formação em
turismo. A experiência deste jeito não deu certo.
Esquecemos que parte dos brasileiros residentes no exterior de forma legalizada podem ser promotores do
turismo brasileiro utilizando parte de seu tempo livre junto as empresas,
clubes, associações , universidades, etc.
De acordo com o Ministério da Relações Exteriores, os 10 países
onde mais moram brasileiros são pela ordem
Estados Unidos (1.200.000); Paraguai
(500mil); Japão (300mil);Reino Unido (150mil); Portugal (147mil);Itália (132mil);
Espanha (110mil); Alemanha (46mil); Argentina (38mil); França (30mil). Os dados
são de 2008.
Brasileiros selecionados,
coordenados e treinados por profissionais especializados em turismo e
propaganda poderiam em contratos temporários
atuar em pequenas exposições, pequenos eventos, distribuição de pôsteres,
apresentação de filmes, palestras.
Esta ação em caráter permanente e
renovador pode dar mais resultados que equipes caríssimas colocadas nos
escritórios da Embratur no exterior ou na participação de feiras de turismo
caríssimas ou ainda em propagandas milionárias em redes de televisão sem
retorno garantido. A propaganda, a promoção e a venda devem ser
permanentes se objetivamos aumentar o fluxo de turistas para o Brasil.
APOIO A VENDA DO TURISMO BRASILEIRO NO EXTERIOR
O setor bancário e de
cartão de crédito brasileiro tem sido criativo em soluções. Provavelmente o
Brasil seja o único país que consegue vender passagens aéreas e serviços turísticos sem juros através de cartões de créditos.
Todos diriam que os juros estão embutidos no preço, mas não acontece assim,
pois a maioria das pessoas compram suas
passagens com antecedência de vários meses
procurando melhores tarifas e acabam pagando a maior parte do preço antes da viagem.
A venda antecipada permite as companhias aéreas e companhias marítimas de cruzeiros a antevisão e melhor planejamento e politica de preços. Este procedimento também é
aplicado a venda de diárias de hotéis e pacotes turísticos de grandes
operadoras.
Assim, toda atividade turística é
vendida no mercado interno sem juros, facilitando e beneficiando o mercado interno
e o emissor exportativo internacional, ou seja ,
beneficiando os outros países mas não fazem
o mesmo no exterior para
facilitar a venda aos estrangeiros e o efetivo aumento de turistas estrangeiros
ao Brasil.
Aí ficam algumas perguntas: O que
impede a venda de passagens aéreas e
serviços turísticos brasileiros parcelados e sem juros nos outros países
???
A rede mundial de agências do
Banco do Brasil, se não houver impedimento legal nos países onde queremos
vender, não podem ajudar o turismo
brasileiro???
Ernesto Brand Neto - Turismólogo e Agente de Turismo
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