segunda-feira, 7 de outubro de 2019

O QUE SIGNIFICA O TURISMO PARA VOCÊ ?

Questione a cada e todas as pessoas de todas as classes, idades e profissões que formam a população "O que significa o turismo para Você, sua família, seu emprego e sua cidade?"
Quais são os valores positivos ou negativos que atuam na mentalidade de cada pessoa da população contra e a favor turismo?
O que pensa a dona de casa, o escolar, o universitário, o favelado, o taxista, o hoteleiro, etc?

Explorar o turismo ou explorar o turista ?
Mal comparando, todo mundo quer ser pescador em época de piracema.
A falta de visão de longo prazo pode causar danos a atividade turística, assim como causam danos a pesca em época de piracema.
A alta temporada, o olho grande, a falta de mentalidade de longo prazo e a exploração  baseada ou justificada na chamada lei da oferta e demanda pode prejudicar e inviabilizar o turismo nas demais épocas do ano. A opção pelo turismo de luxo ou elite e não o turismo de massa  pode ser determinado  pelas limitações do destino  onde o preço é freio ou estímulo de segmentos de mercado. O planejamento com a participação da população  objetiva aumentar o índice de ocupação  em todos os meses e épocas do ano.
O turismo de férias é fogo de palha. A análise de destinos concorrente é fundamental  para conquistar  estabilidade de demanda.
O município receptivo, o estado e o país que faz propaganda, atrai e convida turistas torna-se responsável  pelas falsas imagens, induções ao erro, situações previsíveis que jogam o turista  em estradas e cidades inseguras. A exploração predatória e covarde que se aproveita da situação e da fragilidade do turista que não conhece o local, não tem senso de preços e fala outros idiomas deve ser combatida.  O turista que sofre em um estado ou cidade entende que todos os estados e idades são iguais e pertencem o Brasil. Assim, o mal atendimento no Rio de Janeiro afeta  a imagem dos demais estados e cidades do país e viceversa.
Só o turismo fiscalizado por todos, protegido, aconchegado, pemite o verdadeiro desenvolvimento.
O antigo ditado chinês  esclarece bem quando diz que a frustração e decepção  são frutos da falsa expectativa, da falsa promessa e da falsa imagem vendida.
Quem faz o turismo é o turista. A atração turística e os serviços de nada servem  se não recebem turistas.
Facilitar, garantir, proteger a vida e a vinda do turista deve ser um compromisso permanente de todos que desejam o desenvolvimento turístico. Assumir responsabilidade e seriedade deve ser a mentalidade de todos que formam a cadeia  produtiva do turismo.
O turismo pode ser o grande indutor de desenvolvimento e criador de empregos, para tanto  a politica  deve atuar na cabeça e mentalidade dos brasileiros, principalmente  nos que sentem inveja daqueles que tudo tem e eles nem sequer tem um emprego ou esperança de uma vida melhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário