quarta-feira, 13 de maio de 2020

IPHAN ADMINISTRADO POR TURISMOLOGOS

O planeta é o  espaço  da atividade profissional, do turismólogo. A geografia, a cultura na sua mais ampla  atuação, a história, as artes, a arquitetura, a gastronomia e todas as atividades humanas, atividades científicas ,a educação, a beleza  cênica e paisagïstica   do planeta fazem parte da motivação do fenomeno turístico. A movimentação humana pelo mundo de forma espontanea ou planejada  deve ser assessorada por um profissional  especializado, um turismólogo.  
Do ponto de vista operacional o turismo é classificado como emissor  quando o turista  sai de uma origem  para outro ou outros destinos; ou ainda receptivo quando recebe turistas das mais diversas  origens.
O interesse público  no turismo  está na criação de empregos, receita de impostos e  o planejamento  necessário  para fomentar a atividade turística e evitar  o lado negativo que a movimentação de massas pode ocasionar Esta é a função principal do turismólogo como .planejador e gestor turístico de municípios , estados e de países.  
O turismologo pode  gerenciar pousadas, hotéis, resorts, parques, complexos turísticos, ainda pode gerenciar operadoras turísticas e agências de turismo.
Desconhecem os críticos que o currïculo dos cursos superiores de turismo  tem história, museologia, história da arte, geografia, administração,,psicologia e direito; .Estas matérias somadas as técnicas de planejamento macro e micro turismo.
Nenhum bacharel de, belas artes, história, direito administrativo ou turismo está  preparado para administrar o IPHAN, sem cursos  complementares, sem  vivencia  de mundo.
Ninguém pode diminuir ou menosprezar o potencial do turismólogo e sua cultura ampla e ilimitada.
Desconhecemos  o questionamento e exigências de qualificação do Ministério Público e dos que vivem de cabide de emprego para administrar o IPHAN,
Nada ou quase  nada tem feito IPHAN para  promover auto financiamento dos bens culturais , das cidades e sítios históricos e culturais do Brasil através do potencial turístico.
Uma verdadeira revolução  na preservação de todos bens históricos e culturais do Brasil  pode ser acontecer com a visão de mundo de um turismologo.
Com recursos  conquistados  através do turismo não haverá mais bens perdidos, destruidos pelo abandono das administrações do passado. o Iphan e as secretarias de cultura podem bem ser administradas por turismólogos
Ernesto Brand Neto - Tursmólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário